quinta-feira, 23 de outubro de 2014

FAMÍLIA - Respeito e Obediência


CENTRO ESPÍRITA ISMAEL
Estudo Doutrinário Infanto-juvenil – Crianças 7 a 10 anos
Evangelização Infantil Eurípedes Barsanulfo
Estudo: O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. 9 – item  8Módulo V: Caminhando para JesusPlano de aula: 27 - Data: 05/07/2014

 TEMA: FAMÍLIA (Respeito e Obediência)
 1. Mensagem
(...) O lar, no entanto, não pode ser configurado como a edificação material, capaz de oferecer segurança e paz aos que aí se resguardam. A casa são a argamassa, os tijolos, a cobertura, os alicerces e os móveis, enquanto o lar são a renúncia e a dedicação, o silêncio e o zelo que se permitem àqueles que se vinculam pela eleição afetiva ou através do impositivo consangüíneo, decorrente da união.
A família, em razão disso, é o grupo de espíritos normalmente necessitados, desajustados, em compromisso inadiável para a reparação, graças à contingência reencarnatória. Assim, famílias espirituais freqüentemente se reúnem na Terra em domicílios físicos diferentes, para as realizações nobilitantes com que sempre se viram a braços os construtores do Mundo. Retornam ao mesmo grupo consangüíneo os espíritos afins, a cuja oportunidade às vezes preferem renunciar, de modo a concederem aos desafetos e rebeldes do passado o ensejo da necessária evolução, da qual fruirão após as renúncias às demoradas uniões do Mundo Espiritual...
(Livro: Estudos Espírita – Divaldo P. Franco -Joana de Angelis )

2. Objetivo:
Orientar o evangelizando a buscar no respeito e na obediência, a harmonia que a família precisa para melhorar o relacionamento, sabendo que essas são virtudes conquistadas e que podemos desenvolvê-las na família.

3.Sensibilização: Fazer um cartaz em forma de coração apresentando diversos sentimentos para as crianças. Pedir que elas colem no cartaz, quais são os sentimentos que devem ser cultivados na família.
Lance a pergunta para a reflexão do trabalho.

Quais os sentimentos que devem estar presentes nos corações das pessoas na família?
(Apresente os seguintes sentimentos: paciência, amizade, paz, carinho, bom humor, perdão, compreensão, união, respeito, caridade, amor, tolerância, alegria).

Falar da importância do convívio familiar para estreitar os laços de família; que juntos daqueles que convivemos iremos percorrer um determinado caminho juntos para desenvolver os sentimentos sublimados que Jesus humildemente exemplificou.

4. Desenvolvimento da Aula: “COOPERAÇÃO NO LAR”
      André e Lucas são amigos inseparáveis, sempre juntos na escola e são da mesma escolinha de futebol. Porém, André está sempre reclamando de tudo, não obedece. No futebol é indisciplinado: se comete falta e é advertido, se revolta e até é expulso da partida.
Era sexta-feira e como de costume, André chega em casa revoltado, pois seu time havia perdido o jogo devido sua indisciplina.
Sua mãe como sempre envolvida com os afazeres domésticos, após um dia de trabalho profissional fora de casa – diz: Eu pedi para você limpar o quarto e fazer a lição, antes de ir ao jogo, mas você nada fez. Você pode ir comigo ao supermercado? Pergunta a mãe de André, que assistia à televisão.
Agora não, estou muito cansado.
Bem mais tarde chega seu pai do trabalho, e pergunta como foi seu dia e André começa a reclamar... Para animá-lo, seu pai pede sua ajuda para organizar o churrasco que fará amanhã para a família. Porém, André como de costume fala: - Não posso, pois vou estudar na casa do Lucas. Seu pai sai desanimado e muito triste...
No sábado, André chega à casa do amigo e observa Lucas polindo o carro de seu pai. Logo que termina o que estava fazendo, Lucas convida o amigo a entrarem em sua casa para estudarem e conversarem. André observa a harmonia que reina no Lar do amigo. Sua mãe está com um ar tranquilo e o recebe com um belo sorriso, e pergunta a Lucas: - Meu filho, você lavou o quintal? Lucas responde: É claro e coloquei o lixo lá fora também.
André observa tudo surpreso... Os meninos estudaram e conversaram. E logo a mãe de Lucas chama-os para o lanche bem gostoso feito com muito amor... Estava uma delícia. Mais uma vez André observa o ambiente maravilhoso da casa do amigo e fica pensando... Poxa! Quando chego em casa está tudo sempre bagunçado e minha mãe correndo para por tudo nos lugares. Eu nunca ajudo, estou sempre vendo televisão. Minha mãe sempre triste e cansada, pois tem que arrumar tudo sozinha. Meu pai chega em casa tarde fazendo hora extra para comprar o material escolar. E eu nem faço minhas tarefas da escola com dedicação.
André fica pensando em como gostaria que o ambiente do seu Lar fosse como o de Lucas... E percebeu que só reina a harmonia e a felicidade num Lar quando todos fazem a sua parte, cumprindo suas tarefas da melhor forma possível, pensando uns nos outros e procurando fazer todos felizes.
Na segunda-feira, André chegou da escola e fez logo suas tarefas com amor, limpou seu quarto e varreu todo o quintal. Quando sua mãe chegou do trabalho nem acreditou no que estava vendo: tudo organizado e André todo satisfeito. Seu time havia ganho o jogo e tinha se saído muito bem nas provas. Deu um beijão em sua mãe e agradeceu a Deus pela oportunidade de ter um Lar e de ser muito feliz...

4.1 - Reflexão: Explorar o conteúdo da história através de perguntas:
1) Qual foi a reação do André quando soube que Lucas ajudava em casa?
2)  André cumpre com a sua responsabilidade dentro do seu lar? O que falta a ele?
3) O que André observou na casa do Lucas?
4) O que vocês acham que ele fez?

 5. Conclusão:
Devemos despertar  a compreensão de que é no lar, junto do grupo familiar que encontramos a ajuda que necessitamos para nosso crescimento espiritual.


6. Atividade de fixação do conteúdo:
Quebra-cabeça – crianças 7/10 anos


A melhor parte da vida são as amizades”
Abraham Lincoln





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