quinta-feira, 23 de outubro de 2014

JESUS E A BOA NOVA



CENTRO ESPÍRITA ISMAEL
Estudo Doutrinário Infanto-juvenil – Berçário à 10 anos
Evangelização Infantil Eurípedes Barsanulfo
Estudo: O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap 20 item 5
Módulo II: A Criação
Plano de aula: 09 - Data: 01/03/2014

TEMA: JESUS E A BOA NOVA

1.MENSAGEM:
E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador para que fique convosco para sempre.” - Jesus (João, 14:16).
Na condição daquele Consolador prometido por Jesus à Humanidade o Espiritismo, sem dúvida, atingirá todas as consciências.
(…) Nesse sentido, recordemos os primórdios da Codificação Kardequiana. Preocupado com o mesmo assunto, Allan Kardec formulou a Questão nº 798, de O Livro dos Espíritos, a qual os seus instrutores espirituais, solícitos, responderam:
Certamente que o Espiritismo se tornará crença geral e marcará nova era na história da Humanidade, porque está na natureza e chegou o tempo em que ocupará lugar entre os conhecimentos humanos(...)”
Certifiquemo-nos, pois, de que, na difusão dos princípios espíritas, estamos todos em luta do bem para a extinção do mal e de que ninguém alcançará a suspirada vitória sem a vontade de aprender e a disposição de trabalhar.”
(Emmanuel – psicografia de Francisco  Cândido Xavier.
Livro: Segue-me – lição: Na Difusão do Espiritismo)

2. OBJETIVO:
Perceber que somos convidados a participar do processo de transformação da Humanidade; e cada um de nós somos os trabalhadores da última hora.

 3. SENSIBILIZAÇÃO: Em anexo.

Apresentar ao grupo familiar duas gravuras:

 1.       Um lavrador trabalhando no campo (anexo 1);  
 2.       Uma pessoa orando (anexo 2).

Indagar: O que é mais importante: o trabalho ou a oração?

Ouvir as respostas e levá-los a concluir que ambos são importantes; e que precisamos buscar o ponto de equilíbrio: nem contemplação eterna, nem só trabalho.

Comentar que na vida de Jesus há uma passagem ilustrando muito bem essa diferença.

4. ESTUDO: A Necessidade Real
Em um pequeno povoado da Judéia, viviam duas lindas moças. A casa em que moravam era modesta, mas muito limpa e arrumada. A mais nova delas era tranquila e gostava de sentar-se em lugares afastados, em contato com a Natureza. (1) Lá, ela ficava pensando nos ensinamentos que ouvia dos entendidos da Lei de Moisés, principalmente aqueles que falavam de Deus e dos seus mandamentos.
A irmã mais velha não aceitava essa atitude da outra e reclamava que ela era preguiçosa e não ajudava nos afazeres domésticos. (2)
E assim passava-se o tempo, sem alterações na vidinha das duas que, apesar das diferenças de temperamento, eram muito amigas.
Um belo dia, receberam uma visita que as encheu de alegria, pois o visitante era Jesus.
Desde que chegara, o Mestre, todas as tardes, sentava-se na salinha humilde da casa das  moças e falava das belezas do Reino de Deus, da sua bondade e dos seus ensinamentos. Maria bebia as suas palavras; Marta, no entanto (3), sempre muito ocupada, raramente ouvia e, um dia, meio zangada, dirigiu-se a Jesus, assim:
-        Senhor, faz com que minha irmã venha ajudar-me nos arranjos da casa. Aconselha-a em nome de Deus!
Jesus dirigiu o olhar sereno para a jovem e respondeu:
-        Marta, Marta...tu te preocupas com tanta coisa, mas não sabes perceber o que é melhor; fica sabendo que Maria escolheu a melhor parte. (4)
(Aula Celeste – psicografia de Corina Novelino, cap.12
Livro: Escuta, meu Filho... (adaptação).

5. ENTENDENDO A HISTORIA:
1) O que era mais importante para Marta?
2) O que era mais importante para Maria?
3) E para você?

6. ATIVIDADE DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO:
Crianças – 3/6 anos – cole o barbante e pinte

Crianças – 7/10anos - Caça-palavras


7.CONCLUIR QUE:
Todos somos trabalhadores da última hora na Seara de Jesus, que possamos ser fiéis na grande obra de regeneração pelo Espiritismo.


Em regra geral todos somos portadores

 de graves deficiências íntimas, necessitadas de retificação.”

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