quinta-feira, 23 de outubro de 2014

PROVIDÊNCIA DIVINA



CENTRO ESPÍRITA ISMAEL
Estudo Doutrinário Infanto-juvenil – Juventude e Mocidade
Evangelização Infantil Eurípedes Barsanulfo
Estudo: O Evangelho Segundo o Espiritismo Cap.5 item 13.
Módulo II: A Criação
Plano de aula: 07 - Data: 15/02/2014

                                      TEMA: PROVIDÊNCIA DIVINA

1. Mensagem:
A Doutrina Espírita que é Providência Divina, ela cuida de nos orientar, dando continuidade aos ensinamentos de Jesus. Acreditar na Providência Divina é extremamente importante para fortalecer nossa coragem e o desejo de seguir adiante. É sempre muito bom saber que não estamos sozinhos na caminhada em direção ao bem, ao progresso e à felicidade nunca nos faltará amparo e proteção. Com esta certeza, sentimo-nos mais fortes e esperançosos, aprendendo a lidar com as dificuldades e desafios.


2. Objetivo:
Entender que Deus protege a todas as suas criaturas;
Perceber que Deus a tudo prevê e provê desde as menores às maiores coisas;

3.Sensibilização: Dinâmica: Bolinhas de Revistas
Objetivo: Reconhecer que não estamos sozinhos na caminhada em direção ao Bem.

Material: Revista velha

Desenvolvimento:
1-) Entregar para cada evangelizando uma folha de revista, para que amassem formando uma bolinha;
2-) Seguindo uma ordem (por fileira, por exemplo), pedir que cada um fale sua expectativa em relação a vida, e logo após passe a bolinha para o seguinte, que deverá juntar com a sua, formando uma única bola (enquanto isso, o dinamizador pode anotar o que é dito);
3-) Fazendo assim sucessivamente, quando todos tiverem dito suas expectativas e juntado a sua bola; o dinamizador será a última a pegá-la.
4-) Com a bola em mãos, o dinamizador deverá fazer uma reflexão sobre a grande responsabilidade que cada um tem em relação ao outro,  que minhas atitudes, os meus pensamentos, os meus sentimentos, incidem na Obra da criação. Para tanto, devemos nos comprometer em fazer a nossa parte no Bem diante da vida.
Enfim, iniciamos a dinâmica cada um com uma bolinha, mais o evangelizador tem todas elas juntas, representando não somente cada evangelizando, mas também as expectativas da Casa Espírita, precisando assim da ajuda de todos para realizar um bom trabalho.

4.Desenvolvimento da Aula:
Todas as religiões falam no amparo de Deus sobre suas criaturas; e o Espiritismo ensina que todos nós recebemos os cuidados de nosso Pai Celestial e que a esse amparo dá-se o nome de Providência Divina.
O QUE É PROVIDÊNCIA DIVINA?
COMO EXERCE A PROVIDÊNCIA DIVINA EM TODAS AS COISAS?

Dá-se o nome de Providência à solicitude, ao desvelo, à atenção de uma pessoa por outra pessoa ou por alguma coisa. É o caso, por exemplo, do carinho e da atenção que a mãe dedica a um filho seu, para que este, principalmente quando pequenino, possa ser atendido em suas necessidades. Em nos referindo a Deus, providência significa o cuidado, o desvelo que Ele dedica às pessoas e a tudo o mais que criou. Deus provê as necessidades de Seus filhos. A essa ação de Deus no sentido de proporcionar amparo aos Seus filhos, provendo-lhes as necessidades, dá- se o nome de Providência Divina.

Manifesta-se a Providência Divina em todas as coisas, está imanente no Universo e se exerce através de leis admiráveis e sábias.

Q.621 a – O que me assegura a felicidade é vivenciar a Lei de Deus, estar dentro da Lei de Deus, pois não é a “graça” que me assegura a felicidade.Preciso refletir se estou dentro ou fora da Lei de Deus.

VOCÊ CONFIA EM DEUS?

Geralmente, eu confio o que conheço. Para perceber a Providência Divina é só voltar à vivência quando o amparo se fez presente. É Deus em nossas vidas. Então, vamos pensar: “Numa situação difícil que já passei e que tudo se resolveu.”

DEUS É UM GRANDE CONSOLADOR.
 COMO VOCÊ PERCEBE A CONSOLAÇÃO DE DEUS?

Nesse momento vamos avaliar as nossas experiências boas e ruins, onde o amparo de Deus esteve presente, me lembrar das vivências onde Deus esteve presente e me tranquilizei; e quais  as consequências desse aprendizado para aprender escolher melhor.

A Lei de Deus é a única verdadeira para a felicidade do homem. É uma direção superior para sermos felizes. Porém é necessário um trabalho de construção íntima. Essa construção vai nos auxiliar nos momentos de dificuldade que irá nos ligar à Inteligência Suprema.

Então, o caminho para minha felicidade é o meu próximo. É preciso trazer a dor para a relação de auxílio. Não viver apenas a minha dor. É preciso se ligar a Deus através da dor do próximo. É fundamental a nossa relação com o próximo. A fraternidade é muito importante. Sou filho de Deus, mas também sou irmão.


Providência e livre-arbítrio

1. É por causa de sua inferioridade que o homem não consegue compreender como age o Pai Eterno. A criatura O imagina à sua semelhança, nele adorando a imagem, a figura, e não o pensamento. Para a maioria das pessoas, Deus é um soberano poderoso, sentado num trono inacessível e perdido na imensidade dos céus. Possuindo percepções ainda restritas, ele não compreende que Deus possa e se digne de intervir em qualquer assunto, tanto nas maiores quanto nas pequeninas coisas.
2 Tudo foi disposto pelo amor do Pai para o bem de seus filhos, desde as mais elementares providências para a manutenção da vida orgânica e a perpetuação da espécie, até a outorga ao homem da faculdade do livre-arbítrio, que dá ao indivíduo o mérito da conquista consciente da felicidade pela prática voluntária do bem e a livre busca da verdade.
3. Deus tudo fez e tudo faz para o bem de suas criaturas. Imprimiu-lhes na consciência as leis morais de trabalho, reprodução, conservação e destruição, como também a lei de sociedade, com base na qual se organizam as famílias e as comunidades, em cujo seio eles cumprem deveres, ligados às citadas leis e ainda às leis de progresso, igualdade, liberdade, justiça, amor e caridade em seu mais justo e elevado sentido.
Por que Deus outorgou à criatura humana,
mas não aos animais, a faculdade do livre-arbítrio?

Deus concedeu ao Espírito humano a liberdade de agir para que ele acrescente à sua felicidade o mérito da iniciativa e a espontaneidade na busca do próprio bem. O Pai Eterno a tudo provê, disso não há dúvida, mas não quer inativa a criatura, à espera passivamente da graça divina, e sim que ela mesma busque, mediante perseverantes esforços, a felicidade e o progresso com que todos sonhamos. Desse modo, pelo uso do livre-arbítrio, o indivíduo fixa seu próprio destino e prepara suas alegrias ou sofrimentos.


5. Conclusão:

A Providência Divina, em relação à humanidade terrena, manifestou-se ainda quando Deus nos confiou a Jesus, como discípulos confiados a um Mestre e como ovelhas a um pastor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário