quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O LAR CRISTÃO



CENTRO ESPÍRITA ISMAEL
Estudo Doutrinário Infanto-juvenil – Crianças 7 à 10 anos
Evangelização Infantil Eurípedes BarsanulfoEstudo: O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap.12 / itens 2 e 3
 Módulo V: Caminhando para JESUS
Plano de aula: 29 - Data: 19/07/2014


TEMA: FAMÍLIA (O LAR CRISTÃO)

 1. MENSAGEM
 “O Culto do Evangelho no Lar é verdadeiro banho de luz espiritual que ilumina o lar, higieniza a mente e a alma, harmonizando a família na paz de cristo;
O estudo do evangelho propicia a quem dele participa condições de colocar em prática, no dia a dia, os ensinamentos assimilados durante os cultos;
A oração em conjunto atrai para o convívio familiar os espíritos superiores que passam a amparar os membros da família promovendo o esclarecimento e a desvinculação dos espíritos que temporariamente vibram nas faixas inferiores e de sofrimento;
A família que pratica o Culto do Evangelho no Lar assegura aos seus membros maior estreitamento dos laços de amizade, permitindo um convívio fraterno entre aqueles que reencarnam sob um mesmo teto.”

2. OBJETIVOS:
·         Compreender que o Lar Cristão é aquele em que todos os seus membros se esforçam por cumprir os ensinamentos de Jesus.
·         Salientar que para realizar o culto, basta reunir toda a sua família e fazer uma linda prece agradecendo a Deus por sua vida, pela sua família e por tudo que ele te deu e estudar os ensinamentos de Jesus.


3. SENSIBILIZAÇÃO:Em casa começa nossa missão no mundo...”
Um pequeno vídeo sobre o culto do lar: www.youtube.com/watch?v=1X7nuc5YaFE

Evangelho no Lar - “O Evangelho não é propriedade do Espiritismo, todos podem e devem implantar o culto cristão em seus lares, visando à renovação de cada um e da Terra, por consequência. Jesus fez o primeiro Evangelho na Casa de Pedro e, de lá para cá, houve muitas formas de praticá-lo.”
(Evangelho no Lar à do espiritismo de Maria T. Compri, edições FEESP)

É o momento de reunião da família, para estudar os ensinamentos de Jesus. Promove a união de seus membros. Atrai a assistência dos bons espíritos e evangeliza encarnados e desencarnados que convivem conosco e na nossa casa. É a noite em que Jesus vem pernoitar em nossa casa. Quem faz o Evangelho no Lar há um mês já tem uma pequena luz em sua casa, quem faz há vários anos já tem uma luz enorme, pois quando mais fazemos, maior é a companhia e o auxílio dos bons amigos da espiritualidade.

4. DESENVOLVIMENTO DA AULA:
Quem faz o Evangelho no Lar?

É preciso marcar dia e hora certa para realizar o Evangelho no Lar?
Sim, a fim de que os bons espíritos possam vir nos auxiliar (eles também têm compromissos e respeitam os horários).

 Por que realizar o Evangelho no Lar?
Traz proteção para o nosso lar e as pessoas que ali estão. Assim como colocamos sistemas de alarmes, grades, cerca elétrica para nos protegermos de irmãos infelizes, o Evangelho no Lar é a proteção espiritual de nossa casa, pois com o tempo e a evangelização de seus membros, só espíritos convidados pelos espíritos guardiões da casa entrarão em nosso lar e será com o objetivo de aprenderem o Evangelho e modificarem suas atitudes para melhor.

Como se comportam? Gostam? Por quê?

Como iniciamos o Evangelho no Lar?
Com uma prece simples e espontânea, a fim de nos harmonizarmos.

Que livros usam?
Podemos usar o Evangelho Segundo o Espiritismo, ou um outro livro que tenha mensagens edificantes à luz do Evangelho de Jesus. Quando há crianças participando, deve-se usar histórias infantis que edifiquem, a fim de que elas possam entender a mensagem. Após a leitura fazer comentários a respeito do que foi lido. Na seqüência fazer as vibrações.

O que são vibrações?
Vibrar é mandar boas energias, bons pensamentos para todos aqueles que necessitam (familiares, amigos, doentes, pessoas em dificuldades, presidiários, desempregados, alguém que está triste, pela paz entre os países).

O que é a magnetização de água?
Magnetizar a água é colocar um pouco de água em um recipiente e solicitar, durante as vibrações, que os bons espíritos coloquem naquela água o remédio e os bons fluidos de que os participantes precisam naquele momento. A água pode ser tomada após a reunião ou durante a semana.

Como encerramos o Evangelho no Lar?
Com uma prece simples e espontânea.

Obs.: podemos, também, fazer pedidos durante o Evangelho no Lar e a prece pode ser lida ou decorada, desde que feita com o coração.


5. REFLEXÃO:
a) Quando ficamos doentes tomamos remédio para nos curar. E quando é o lar que estar doente, o que temos que fazer? O culto do lar
b) Que pessoa se beneficia com o culto do lar? Eu mesmo, a família e o bairro onde moro.
c) Podemos magnetizar a água? Nesse caso a água tornar-se o quê? O remédio.

6.CONCLUSÃO:
O Evangelho no Lar é fonte de aprendizado e crescimento espiritual e, pelo exercício dos ensinamentos do Cristo, faremos nossa reforma íntima, contribuindo para a transformação do planeta Terra em um mundo melhor e mais feliz.


7.ATIVIDADE:
Marque as respostas corretas.


Que diremos pois à vista destas coisas?
 Se Deus é por nós, quem será contra nós?.”
Paulo Tarso


Nenhum comentário:

Postar um comentário