quinta-feira, 23 de outubro de 2014

IDEIA DE DEUS

                                  CENTRO ESPÍRITA ISMAEL
Estudo Doutrinário Infanto-juvenil – Crianças 7 a 10 anos
Evangelização Infantil Eurípedes Barsanulfo
Estudo: O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. 2 item 5
Módulo II: A Criação
Plano de aula: 05 - Data: 01/02/2014

                                 TEMA: IDEIA DE DEUS 
1. MENSAGEM
“(...) O conhecimento da verdade sobre Deus, sobre o mundo e sobre a vida é o que há de mais essencial, de mais necessário, pois é Ele que nos sustenta, nos inspira e nos dirige, mesmo à nossa revelia.E essa verdade não é inacessível, como nós o veremos; ela é simples e clara; ela está ao alcance de todos. Basta procurá-la sem preconceitos, como nós o veremos; ela é simples e clara; ela está ao alcance de todos. Basta procurá-la sem  preconceitos, sem tomar partido, com o auxílio da consciência  e da razão. (...)”
(Léon Denis  - O Grande Enigma; cap. V)

2. OBJETIVOS:
·         Refletir sobre a existência de Deus como Pai e Criador de todas as coisas.
·         Reconhecer Deus através de suas Obras, observando a grandeza e a harmonia da sua Criação.


3. SENSIBILIZAÇÃO: Apresentar uma paisagem conversando sobre ela, lançando as seguintes perguntas:
Em anexo.
1) O que você vê?
2)Tudo o que temos nesta paisagem foi feito pelo homem?

4. DESENVOLVIMENTO DA AULA: Narrar a história “O BISCOITÃO REDONDO”
Certa vez , a mãe de Paulinho deu-lhe um biscoitão redondo. Era um biscoitão bonito e cheiroso e Paulinho, em seguida, deu-lhe uma dentada.
PaulinhoHum! Que gostoso! Muito obrigado, mamãe, pelo biscoitão redondo.
MãeNão agradeça a mim, Paulinho; eu não fiz esse biscoito. Comprei-o do padeiro; agradeça ao padeiro pelo biscoito redondo.
Paulinho saiu de casa correndo para procurar o carrinho do padeiro. Daí a pouco, encontrou-o.
Paulinho Sr. Padeiro! Hoje de manhã minha mãe me deu um biscoitão redondo  re, quando eu agradeci, ela disse: “Não me agradeça; agradeça ao padeiro”. Assim, Padeiro, muito obrigado pelo biscoitão redondo!
PadeiroNão me agradeça pelo biscoitão redondo. Eu não criei o trigo com que foi feito o biscoitão. Agradeça ao fazendeiro que plantou o trigo.
O menino, em seguida, começou a correr. Correu, correu, correu...Finalmente, encontrou o fazendeiro.
Paulinho Sr. Fazendeiro! Hoje de manhã minha mãe me deu um biscoitão redondo. Eu agradeci; mas, ela falou: “Não me agradeça; agradeça ao padeiro”. Então, eu agradeci o padeiro e ele disse: “Não me agradeça; agradeça ao fazendeiro que plantou o trigo com que eu fiz o biscoitão redondo. Assim, Sr. Fazendeiro, muito obrigado pelo biscoitão redondo.
Fazendeiro – Eu não poderia fazer o trigo crescer. Eu plantei e colhi o trigo e levei a farinha ao padeiro; mas, se não fosse a chuva, o trigo não teria crescido. Foi ela que molhou a terra e fez crescer a plantinha que deu o trigo. Agradeça à dona Nuvem-Chuva pelo biscoitão redondo.
Paulinho procurou, procurou até encontrar dona Nuvem-Chuva.
Palinho – Dona Nuvem-Chuva! Hoje de manhã, minha mãe me deu um biscoitão redondo. Eu agradeci, mas ela disse: “Não me agradeça; agradeça ao padeiro.” Eu agradeci ao padeiro, mas ele me disse: “Não me agradeça; agradeça ao fazendeiro”. Eu agradeci ao fazendeiro, mas ele disse: “Não me agradeça; agradeça a dona Nuvem-chuva, que fez crescer o trigo.” Portanto, dona Nuvem-Chuva, aqui estou. Muito obrigado pelo biscoitão redondo!
Dona Nuvem-Chuva – Não me agradeça pelo bonito biscoitão redondo. Agradeça ao Sol que, com o seu calor, fez amadurecer o trigo.
Aí Paulinho foi falar com o Sol.
Paulinho – Sr.Sol! Hoje de manhã, minha mãe me deu um biscoitão redondo. Eu agradeci, mas mamãe respondeu: “Não me agradeça; agradeça ao padeiro.” Eu agradeci ao padeiro,  mas ele disse: “Não me agradeça; agradeça ao fazendeiro.” Eu agradeci ao fazendeiro, mas ele disse: “Não me agradeça; agradeça a dona Nuvem-Chuva.” Eu agradeci à Nuvem-Chuva, mas ela disse: “Não me agradeça, agradeça ao Sol. É ele quem faz com que as plantas fiquem bonitas e foi ele quem, com o seu calor, fez amadurecer o trigo.” Portanto, Sr. Sol, muito obrigado pelo biscoitão redondo.
Sol – Não me agradeça pelo bonito biscoitão redondo.Eu não poderia fazer nenhum grãozinho de trigo. Sabe a quem você deve agradecer pelo biscoitão?
Paulinho – Não sei, não Senhor Sol. A quem devo agradecer?
Sol – Você deve agradecer a Deus. Ele é quem dá vida a tudo quando existe. É Ele quem faz o grão de trigo. É Ele quem me faz brilhar para amadurecer o trigo. É Ele quem faz cair a chuva sobre os campos. Foi Ele quem deu ao fazendeiro saúde e fora para plantar e colher o trigo. Foi Ele quem deu ao padeiro a sabedoria para assar o biscoitão redondo. Foi Ele quem deu a seu pai a energia para ganhar o dinheiro para sua mãe comprar o biscoitão. Foi Ele quem fez você, quem fez tudo quanto existe. Agradeça a Deus, menino, pelo biscoitão redondo.
Então, Paulinho, muito contente, disse logo:
- Bom  Deus! Hoje de manha, minha mãe me deu um biscoitão redondo. Eu agradeci, mas ela disse: “Não me agradeça; agradeça ao padeiro”. Eu agradeci ao padeiro e ele disse: “Não me agradeça; agradeça ao fazendeiro.” Eu agradeci ao fazendeiro, mas ele disse: “ Não me agradeça; agradeça à dona Nuvem-Chuva”. Eu agradeci à dona Nuvem-Chuva, mas ela disse: “Não me agradeça; agradeça ao Sol”. Eu agradeci ao Sol, mas ele disse: “Não me agraça; agradeça a Deus que dá vida a tudo quanto existe”. Portanto, bondoso Deus, muito obrigado por tanta coisa boa! E muito obrigado pelo meu biscoitão redondo!
E Paulinho, muito feliz, voltou para a sua casa.
(Adaptado da história com o mesmo nome da Federação Espírita do Rio Grande do Sul).

5.REFLEXÃO:

ü  O  que o jovem aprendeu nessa história do Biscoitão Redondo?

6. APLICAÇÃO:

ü  De que forma estou agradecendo a Deus por tudo que tenho e que sou?

7. ATIVIDADE DECORRENTE: Palitos de Oração
Tiras de papel escrito pequenas orações.
Ex:
Agradeço Pai, por esse alimento que estais em minha mesa.
Agradeço Pai, pelas coisas boas que tu me deste.
Agradeço Pai pela minha Família.

Colar as tiras no palito. Cada criança irá ler a levar para casa a sua oração.


8. CONCLUSÃO:

Reconhecemos a existência de Deus através de suas obras e nos aproximamos de Deus Pai quando respeitamos a natureza e o nosso próximo.



   “Lindo é poder olhar todos os dias para o céu e
descobrir que em meio a tantos problemas, existe um Deus...
Anônimo


2 comentários: