quinta-feira, 23 de outubro de 2014

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO



CENTRO ESPÍRITA ISMAEL
Estudo Doutrinário Infanto-juvenil – Berçário à 6 anos
Evangelização Infantil Eurípedes Barsanulfo
Estudo: O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap.11 Item 10
Módulo II: A Criação                                                            
Plano de aula: 10 - Data: 08/03/2014


TEMA: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO
1. Mensagem:
Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Em todos os seus ensinos, ele aponta essas duas virtudes como sendo as que conduzem à eterna felicidade: Bem-aventurados, disse, os pobres de espírito; isto é, os humildes, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados os que têm puro o coração; bem-aventurados os que são brandos e pacíficos; bem-aventurados os que são misericordiosos; amai o vosso próximo como a vós mesmos.
...Orgulho e egoísmo, eis o que não se cansa de combater. E não se limita a recomendar a caridade; põe-na claramente e em termos explícitos como condição absoluta da felicidade futura.
Evangelho Segundo Espiritismo – Cap.XV – Item 3.
.
2. Objetivo:
Ø  Reconhecer que a prática da caridade é notável indicador de elevação moral e uma das práticas que mais caracterizam a essência boa do ser humano.
Ø  Evidenciar que a caridade é o amor em ação, que ela está ao alcance de todos, independe da crença, condição financeira ou posição social.

 3. Sensibilização: cartaz
Traga um cartaz mostrando pessoa praticando caridade.
Desenvolva o seguinte diálogo:
 A Caridade está ao alcance de todos?
(Está nas grandes e pequenas obras)

A caridade é o amor em ação e pode ser praticada por todos.
Amor em ação: São atitudes no bem. Caridade é essencialmente amor ao próximo. É amarmos uns aos outros e fazermos a todos o que gostaríamos que nos fizessem.

Jesus nos deu o seu maior exemplo de amor, quando nos falou que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. E ele, Jesus, a todo momento exemplificava a prática da caridade com todos aqueles que o buscava pedindo o seu socorro.

Agora vamos estudar um pouco mais sobre a caridade.

4. ESTUDO:
Gravura 1 - Ione é uma senhora muito bonita e legal. Ela mora em uma casa com um lindo jardim. Seu marido se chama Flávio e ela tem dois filhos: Flávia e Bruno.
Gravura 2 - Um dia, quando Ione chegou em casa do trabalho, ela ouviu um barulho diferente: um miado. Olhou melhor e viu uma linda gatinha, sentada perto da porta de sua casa. Parecia que a gatinha estava pedindo ajuda.
Ione, que gosta muito dos animais e tinha três gatos quando era menina, logo pegou o bichinho no colo: ela fez um carinho na gata e deu a ela comida e água.
Gravura 3 - As crianças, que também gostam de animais, adoraram a nova moradora da casa. Todos passaram então a cuidar de Zelda, como foi chamada a gata. E a gatinha adorou a nova casa!
Ione fez para ela uma caminha e todos os dias antes de ir trabalhar Zelda se despedia dela se enroscando nas pernas da nova dona.
Ione percebeu, com o passar dos dias, que Zelda estava cada vez mais gordinha e barriguda: ela estava grávida. Assim, num belo sábado de manhã, nasceram três lindas gatinhas. Zelda cuidou delas, dando de mamá e lambendo as gatinhas. Flávia e Bruno providenciaram uma caminha para os filhotes, mas elas dormiam todas juntas com a mamãe gata.
Gravura 4- Logo que as gatinhas nasceram a família não deu nome a elas, mas cada um se responsabilizou pelos cuidados e carinhos de uma delas. Ioni, a mãe, continuou cuidando da gata mãe, chamada Zelda. Flávia quis cuidar da gata preta com listras brancas, Bruno ficou responsável pela menorzinha, que era quase toda preta, e Flávio, o pai das crianças ficou responsável pela gata branca. Assim, ainda sem nome, elas eram chamadas a gata do Flávio, a gata do Bruno e a gata da Flávia. As gatinhas estão crescendo fortes e lindas, já receberam as vacinas e foram ao veterinário, pois Ione e sua família sabem que para ter bichos de estimação é necessário cuidar deles com muita dedicação e amor, pois os animais são presentes de Deus para os seres humanos.
Claudia Schmidt

5. REFLEXÃO:
a) Quando realizar a Caridade?
b) Quem é o primeiro que se beneficia com o Bem? Quem o pratica.
d) Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?
Benevolência (boa vontade) para com todos, indulgência (disposição para desculpar) para as imperfeições alheias, perdão (desculpar) das ofensas.  (L.E.886)

Amar o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós”, é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo.” (ESE, Cap. XI, item 4)


6.ATIVIDADE:
A árvore da caridade

 7. CONCLUSÃO:
Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho.




Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar.”

Um comentário:

  1. Oi Kátia, não sabia que você tinha um blog com todas as aulas. Adorei a ideia!!! Bjos, até sábado!

    ResponderExcluir