“A inteligência é cheia de méritos par ao futuro,
desde que seja bem empregada. Se todos os homens, que são bem dotados em
inteligência, se servissem dela de acordo com a vontade de Deus, a tarefa dos
espíritos, para fazer a humanidade avançar, seria fácil. Infelizmente, muitos a
transformam em instrumento de orgulho e de perdição para si mesmos. O homem
abusa da sua inteligência, como de todas as suas faculdades, entretanto, não
lhe faltam lições para adverti-lo de que uma poderosa mão pode retirar-lhe o
que ela mesma lhe deu”.
(Ferdinando, espírito protetor Bordeuax, 1862.)
2. OBJETIVO:
Compreender
que a diversidade de aptidões
é decorrente dos diversos graus de evolução em que estagiam os espíritos,
encarnados ou desencarnados.
3. SENSIBILIZAÇÃO: Aprofundar o tema:
Apresentar para as
crianças a gravura de um trem e perguntar: Quem já andou de trem? Qual foi a pessoa que construiu o trem? A
pessoa pensou, planejou, elaborou e construiu o trem... Só poderia ser uma pessoa
capaz de realizar esse grande feito; isso se chama aptidão.
É uma capacidade que certas pessoas têm para criar
algo que traga benefício para a humanidade.
É
possível dizer que o surgimento dos trens foi fruto da contribuição de diversas
pessoas. Acredita-se que o jesuíta belga Ferdinand Verbiest tenha sido um de
seus precursores ao idealizar em 1681, em Pequim, uma máquina auto-propulsora a
vapor. Em 1769, o militar francês Joseph Cugnot construiu em Paris uma
máquina a vapor para o transporte de munições. Após várias tentativas
fracassadas, o engenheiro inglês Richard Trevithick conseguiu construir em 1804
uma locomotiva que fora capaz de puxar cinco vagões com dez toneladas de carga
e setenta passageiros à velocidade de 8 km/h.
4. DESENVOLVIMENTO DA AULA: Vovô Samuel
Fig. 1 – Vovô Samuel sabia fazer muitas coisas. O que as pessoas não precisavam mais, ele transformava em coisas úteis. Com uma latinha de refrigerante e algumas tampinhas ele fazia um carrinho. Com rolinhos de papel higiênico e papéis coloridos fazia lindos foguetinhos. E também porta-lápis e até trenzinhos.
Fig. 1 – Vovô Samuel sabia fazer muitas coisas. O que as pessoas não precisavam mais, ele transformava em coisas úteis. Com uma latinha de refrigerante e algumas tampinhas ele fazia um carrinho. Com rolinhos de papel higiênico e papéis coloridos fazia lindos foguetinhos. E também porta-lápis e até trenzinhos.
Fig.2 – Um dia as
crianças levaram para o vovô Samuel um caixote que encontraram na feira.
Durante alguns dias, as crianças ouviram o toc-toc do martelo e o roc-roc do serrote no quintal do vovô. Finalmente, ele apareceu com a surpresa: uma linda casa para os passarinhos. As crianças colocaram a casa na árvore.
Durante alguns dias, as crianças ouviram o toc-toc do martelo e o roc-roc do serrote no quintal do vovô. Finalmente, ele apareceu com a surpresa: uma linda casa para os passarinhos. As crianças colocaram a casa na árvore.
Fig.3 – O vovô Samuel
gostava de ver os passarinhos livres. Eles entravam e saíam da casa na hora que
queriam.
Fig.4: Um dia vovô
Samuel estava perto da janela e ouviu uma conversa entre João e Rafael.
- Olha só que trenzinho bonito a mamãe comprou para mim. Você tem um trenzinho?
- Eu não tenho. Minha mãe ia comprar um, mas o meu irmãozinho ficou doente e ela teve de usar o dinheiro para comprar remédios – disse Rafa.
- E você ficou triste?
- Fiquei... Mas quando eu vi o meu irmãozinho curado e brincando, fiquei contente! O meu irmão é mais importante que um trenzinho.
- Olha só que trenzinho bonito a mamãe comprou para mim. Você tem um trenzinho?
- Eu não tenho. Minha mãe ia comprar um, mas o meu irmãozinho ficou doente e ela teve de usar o dinheiro para comprar remédios – disse Rafa.
- E você ficou triste?
- Fiquei... Mas quando eu vi o meu irmãozinho curado e brincando, fiquei contente! O meu irmão é mais importante que um trenzinho.
Fig.5: Vovô Samuel
foi até o seu baú e pegou um trenzinho que tinha acabado de fazer. Sabem para
quem ele deu? Deu-o ao Rafa. O menino arregalou os olhos de alegria! E correu
para brincar com seu amigo.
5.REFLEXÕES:
Dialogar a respeito da
história através de perguntas, tais como:
- O que vovô Samuel fazia com as coisas que as pessoas não precisavam mais?
- Vocês acham que o Rafa gostaria de ganhar um trenzinho?
- Ele compreendeu porque a mamãe não comprou um trenzinho para ele?
- O que era mais necessário: o remédio para o irmão ou o trenzinho?
- O que vovô Samuel fazia com as coisas que as pessoas não precisavam mais?
- Vocês acham que o Rafa gostaria de ganhar um trenzinho?
- Ele compreendeu porque a mamãe não comprou um trenzinho para ele?
- O que era mais necessário: o remédio para o irmão ou o trenzinho?
6.CONCLUSÃO:
O
conhecimento adquiridos, em cada existência não se perde. A cada nova
existência o espírito toma, como ponto de partida, aquele em que ficara, na
precedente.
7. ATIVIDADE:
Pintar o trenzinho
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