terça-feira, 6 de agosto de 2019

Pluralidade dos Mundos Habitados

Crianças 7 a 10 anos


(...) A Via Láctea desenrola como uma faixa imensa suas miríades de estrelas, tão comprimidas, tão longínquas que parecem forma uma massa contínua. Por toda a parte, à medida que a noite se torna mais negra, outras estrelas aparecem, outras chamas se acendem como lâmpadas suspensas no santuário divino. Através das profundezas insondáveis, esses mundo permutam seus raios prateados; eles nos impressionam a distância e nos falam uma linguagem muda.
(...) Entretanto, nem todos possuem a mesma linguagem, pois uns são estadas de paz e de felicidade, e outros, mundos de lutas, de expiação, de reparação pela dor. Uns parecem dizer: “Eu te conheci, alma humana, alma terrestre; eu te conheci e rever-te-ei! Outrora, abriguei-te em meu seio e retornarás para mim. Aguardo-te para guiar, por tua vez, os seres que se agitam na minha superfície”!
(Léon Denis – O Grande Enigma – Cap.X – O Céu Estrelado).

2. OBJETIVO:
Compreender que a Casa do Pai é o Universo.
Reconhecer a imortalidade da alma e identificar a vivência do amor na Terra como condição para a felicidade futura.

3. SENSIBILIZAÇÃO: o evangelizador deverá trazer gravuras de diversos tipos de moradias, umas mais parecidas outras mais diferentes. *Trabalhando em pequenos grupos, pedir a cada um que escolha uma gravura e deverão analisar a mesma. *A seguir os grupos farão a comparação das diferentes casas.

Avaliar junto às crianças: As casas são iguais? Por quê? As mesmas pessoas moram em todas essas casas? Algumas casas se parecem? As pessoas podem fazer melhorias onde moram? Como?
A seguir perguntar: Vocês sabem o nome do planeta onde vivemos? Existem outros planetas? Será que a Terra é igual a todos ou outros?
Apresentar a gravura do sistema solar (ou outra gravura que mostre o Sistema Solar e dê uma ideia da grandeza do Universo). Verificar o que o grupo sabe sobre o movimento da Terra e dos outros planetas em torno do Sol.

Refletir junto com as crianças:
Levar o grupo a observar novamente a gravura, para que constate que a Terra é um pequeno ponto no Universo, é a nossa morada.
 Questionar: A Terra, onde vivemos, é um pequeno mundo entre bilhões de outros no Universo.
Vocês acham possível só a Terra ser habitada?
Jesus nos ensinou: “A casa de meu Pai tem muitas moradas”
– Qual é a casa do Pai? E onde são essas moradas?
– Será que quem morre vai viver em algum lugar desse Universo?


4. DESENVOLVIMENTO DA AULA:  
Estudo: Apresentar a história:
Grav. 1: Silmara
Grav. 2: Silmara mora com sua avó materna, Adelina, nessa colônia do espaço. Logo quando desencarnou, ainda muito jovem, encontrou-se na casa espiritual de sua avozinha.
Grav 3: Essa pequena residência tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, uma varanda de frente, toda enfeitada com lindos vasos de folhagem e flores, e um pequeno jardim com trepadeiras coloridas e acácias amarelas. Nos fundos, pela saída da cozinha, há um caramanchão de madeira trançada e alguns bancos, além de muitas flores e folhagens. É prazeroso estar ali para meditar, orar ou ler.
Grav 4: Na Colônia vive junto a outras criaturas afins no desejo do Bem.

Conceitos que devem ser esclarecidos, a partir da narrativa: 
- A morte é apenas o fim da vida física. O Espírito continua a viver sem o corpo.
- Na ocasião da morte do corpo, somos ajudados, de acordo com nosso merecimento por amigos e parentes já desencarnados que nos transmitem paz e confiança.
- O desencarnado sente-se aflito quando alguém se lembra dele com desespero e se sente aliviado quando alguém ora por ele.
- Depois da morte não há um céu como prêmio, nem um inferno como castigo, mas sim a continuação da vida, com o resultado dos atos praticados.
- Os laços de amor continuam depois da morte e, por isso, os familiares que se amam e têm afinidade podem permanecer reunidos.
- Os Espíritos bondosos sempre têm um aspecto saudável.
- Embora não tenha corpo físico, o desencarnado às vezes pode sentir dores ou cansaço, que são apenas impressões deixadas pelo que sofreram durante a vida, isto é, são aflições causadas pelo pensamento.
- Em situações especiais, o Espírito pode comunicar-se com o nosso mundo através de pessoas que têm mediunidade. Esta comunicação pode ser pela escrita ou por outros meios.

5.REFLETIR QUE:
 - A casa do Pai é o Universo; as diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem aos espíritos encarnados locais apropriados ao seu adiantamento;
- Do ensino dado pelos espíritos, resulta que os diversos mundos estão em condições muito diferentes uns dos outros, quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade dos seus habitantes.

Explicar para as crianças:
                                   - Mundo Inferiores – Os espíritos estão ligados a matéria.
 Diferentes Mundos
                                   - Mundo Superiores – Os Espíritos estão ligados moral/espiritualmente.


6. CONCLUSÃO:
Sabendo que a Casa do Pai é o Universo, que façamos esforços para vencermos a nós mesmos para viver em um mundo mais feliz.

7.ATIVIDADE: Móbile
Pedir para as crianças pintarem, montarem e colarem seu próprio móbile.


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