terça-feira, 6 de agosto de 2019

Reencarnação


 Crianças 7 a 10 anos


2. OBJETIVO:
Identificar a reencarnação como o retorno do espírito ao corpo físico; destacando a importância de nascer de novo, para o espírito progredir.


3. SENSIBILIZAÇÃO: Conversa dialogada acerca do tema da aula.
1) Quantas vezes acham que já reencarnaram?
2) Existem no Mundo Espiritual, Departamentos, Ministérios, que cuidam da nossa reencarnação: como vai ser nosso corpo, em que família vamos reencarnar, quanto tempo vamos ficar na Terra.
3) Por que não lembramos do nosso passado? Para facilitar o aprendizado, e para reparar as faltas cometidas, pois já erramos várias vezes e teríamos vergonha de nossos erros. Também para facilitar a reaproximação com pessoas que não gostamos ou que precisamos aprender a amar.
4) Por que reencarnar? Para corrigir os erros, aprender a ser bom, amoroso, amigo.
5) Reencarnamos em diferentes condições: ricos ou pobres, de uma raça, morando em um país ou outro.
6) Temos laços de afeto que podem nos levar a reencarnar em uma família determinada, para conviver com certas pessoas (é a nossa família espiritual), ou com pessoas que temos dificuldades para aprendermos a amar e perdoar.

4. DESENVOLVIMENTO DA AULA: NASCER DE NOVO
Jorge é um menino que mora no bairro nos arredores de uma grande cidade.
Com oito anos, é conhecido de todos, por ajudar seu pai que é pedreiro e por estar sempre com um sorriso no rosto. Quem o conhece o chama de Pedreirinho. ( FIG. 2)
Jorge está na segunda série do Grupo Escolar. Todos os dias, ao chegar da aula, troca de roupa, almoça e vai levar o almoço do pai, geralmente em uma obra ali no bairro mesmo. E fica lá a ajudá-lo.

A família de Jorge - papai, mamãe, ele e um irmãozinho - vive em harmonia. E muita dessa paz é devida a um bonito hábito que têm: uma vez por semana se reúnem para orar,para conversar sobre os ensinamentos de Jesus. Essa reunião é chamada Estudo do Evangelho no Lar.
Um dia, quando Jorge ia levar o almoço para seu pai, a vizinha o chamou e disse:
- Pedreirinho, fale com sua mãe que agora sou vovó. A Terezinha, minha filha mais velha, ganhou um bebê... uma linda menina! (FIG. 3)
- Está bem - disse o garoto - vou voltar e lhe dar a notícia agora mesmo.
Jorge voltou rapidamente em casa, deu o recado à mãe e foi levar o almoço do pai.
À noite, quando já tinham jantado e estavam a conversar na sala, descansando dos trabalhos do dia, Jorge perguntou à mamãe:
- Mamãe, você foi ver o neném da Terezinha?
- Fui sim; eles estão muito felizes com o bebê, que é uma linda garotinha.
- Bem, meu filho, quando nasce uma criança aí temos um Espírito recebendo um corpo novo para continuar sua evolução.
Papai, que estava bem interessado na conversa, ia falar alguma coisa, mas Quico, o irmãozinho mais novo, disse rápido:
- Mamãe, eu sei porquê a gente nasce; você já disse isto no Estudo do Evangelho; é que a gente reencarna.
Papai balançou a cabeça afirmativamente, satisfeito com o interesse dos filhos em assunto tão importante, e com a vivacidade do Quico.
- Eu me lembro do que a mamãe falou; foi na semana passada. Mas ainda não entendi bem porque a gente precisa nascer tantas vezes, sempre ganhando um corpo novo.
Será que não dava para aprender tudo o que precisamos para ser um Espírito iluminado em uma encarnação só?
Quico arregalou os olhos e ficou esperando a resposta.
Mamãe então falou:
- Seu pai e você, por mais que se esforcem, conseguem fazer uma casa em um dia?
- Ah, claro que não. Há muito trabalho ...
- Ei, Jorge - aparteou o Quico - eu posso ajudar. Sei colocar direitinho um tijolo em cima do outro para fazer as paredes ...
Todos riram com a tirada do Quico. E Jorge disse ao irmão:
- O caso, Quico, é que uma casa não se faz só com paredes. Primeiro a gente faz o alicerce, as paredes têm que ficar no prumo ... Temos que deixar lugares para portas e janelas, para a fiação elétrica ... Ih, é a maior trabalheira!
- Pois é - falou o papai - como a mãe de vocês estava dizendo, o Espírito reencarna para aprender. E ele aprende por etapas, já que não dá para aprender tudo em uma reencarnação.

Além disso, quando ele erra e não tem tempo para consertar o erro, a reencarnação funcionará como nova oportunidade, como um outro dia. Tudo isto mostra o amor e a sabedoria de Deus, não acham? (FIG. 4)
- Deus é mesmo muito sábio e muito bom, nos dando tanta chance para aprender e ser feliz ... - falou Jorge, como se pensasse em voz alta.
- Legal, legal! - exclamou o Quico, muito contente porque, tão novo ainda já conhecia tantos ensinamentos de Jesus e teria bastante tempo para aproveitá-los. Aliás, igualzinho a vocês ...


5. REFLEXÃO:
1) Qual a necessidade de reencarnarmos diversas vezes? Deus, em sua imensa bondade e justiça, dá ao homem, através da reencarnação, a oportunidade de aprender, de corrigir seus erros. Desta forma Ele nos proporciona nova chance de recomeçarmos novamente em uma nova encarnação.

2) Quantas vezes temos que reencarnar? Quantas vezes forem necessárias ao nosso adiantamento espiritual.

3) Porque reencarnamos em diferentes condições? Devido à lei que rege as reencarnações. Temos que encarnar sucessivamente nos meios mais diversos, em todas as condições sociais, privações, sacrifícios, renúncias, etc, para que possamos aprender variadas lições.

6.CONCLUSÃO:
Não devemos esquecer que a reencarnação é um presente de Deus; que a nossa condição no mundo espiritual, quando desencarnarmos, vai variar de acordo com o que fizermos aqui, se fomos bons ou maus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário