CENTRO
ESPÍRITA ISMAEL
Estudo Doutrinário Infanto-juvenil – Berçário à 10 anos
Evangelização Infantil Eurípedes Barsanulfo
Estudo: O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap.9 item 6Módulo V: Caminhando para JESUS
Evangelização Infantil Eurípedes Barsanulfo
Estudo: O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap.9 item 6Módulo V: Caminhando para JESUS
TEMA: BEM AVENTURADOS OS QUE SÃO BRANDOS E
PACÍFICOS
(OBEDIÊNCIA/ RESIGNAÇÃO)
1.MENSAGEM
Jesus,
o exemplo maior de resignação e submissão à vontade de Deus, está nos amparando
com Suas palavras vivas, que pulsam energia nova para nossos Espíritos, e que
farão de nós seres mais fortalecidos e confiantes, abrindo-nos o caminho para a
redenção. O Seu exemplo ensina-nos que a submissão à vontade do Pai é, no
fundo, uma forma de libertação das tendências inferiores que caracterizam o
espírito humano. Orgulho, vaidade, egoísmo e tantos outros, somente
desaparecerão se o indivíduo começar em si a reforma para o bem, na busca da
verdade, mas não aquela verdade sectária e formalista, mas sim, a verdade que
liberta: “Conhecereis a verdade e a
verdade vos libertará” (João, 8:32).
2.OBJETIVOS:
Levar as crianças a compreenderem e a
sentirem que Obediência e Resignação são virtudes ativas que possuímos,
necessárias ao nosso relacionamento no LAR, na ESCOLA e nas DIFICULDADES DA
VIDA, que também é escola, praticando-as.
3.SENSIBILIZAÇÃO: Com
as crianças sentadas na rodinha, perguntar a cada uma:
– Você tem alguma coisa que gosta muito e que se alguém
tirasse, você brigaria?Anotar as respostas para melhor conhecimento das crianças e condução do
diálogo.Atividade ReflexivaA partir das respostas dialogar para que as crianças entendam que não devemos deixar que os outros tirem o que é importante para nós; mas defender-se não é agredir, perder a calma, perder a paciência, xingar, chutar os objetos.
4.DESENVOLVIMENTO
DA AULA : LILOCA
Liloca era uma menina muito esperta.
Seus colegas a chamavam de “Liloca-bombinha”.
Sabem por quê? Por qualquer contrariedade, fazia um “barulhão”.
Discutia. Brigava com os colegas. Falava alto.
Parecia mesmo uma bombinha estourando.
Fig.1-E sempre que discutia, Liloca ficava cheia
de manchas vermelhas no rosto, no pescoço, nos braços...
Liloca se perguntava: – Por que eu fico assim?
Vocês saberiam explicar?
Para vocês pensarem melhor, vou falar um pouco mais de Liloca.
Um dia Liloca fez um canteirinho de repolhos no quintal.
Todos os dias cuidava dele e os repolhos iam crescendo, devagar como crescem as
plantas, os vegetais e as crianças. Mas Liloca não quis esperar.
Fig.2 -
Pegou sua pazinha e colheu vários repolhos.
Só que eles estavam ainda pequeninos, bem diferentes daqueles que o Seu Armando
colhe na sua horta.
E Liloca começou a chorar reclamando do tamanho dos repolhos...
Liloca tinha razão?
Fig. 3 - No outro dia
Liloca e sua mãe foram fazer compras. O trânsito estava difícil e o ônibus
demorou a chegar à cidade. Liloca ficou de cara feia, reclamando da demora.
Logo a menina ficou com aquelas manchas vermelhas...
Fig. 4 -O
mesmo aconteceu no dia em que foi jogar boliche com as amiguinhas.
Perdeu várias vezes na brincadeira.
Irritada, chutou os boliches e discutiu com as amigas.
Logo depois, apareceram as manchas vermelhas.
Vocês já sabem qual é o problema de Liloca?
Isso mesmo! Ela fica cheia de manchas sempre que fica irritada ou furiosa.
Quando uma pessoa é assim, o seu corpo sempre adoece, cada um de um jeito.
Uns ficam com manchas vermelhas, outros ficam com dor de estômago.
Mas Liloca está mudando.
Sabem quem está ensinando a menina a ser mais calma?
Fig. 5 - D. Galinha!
Liloca observava todos os dias a galinha chocando, pacientemente, os seus ovos.
Para aquecê-los, ali ficava no choco, na mesma posição muito tempo. Sempre
quietinha, paciente...
Durante vinte e oito dias ali ficou, até os pintinhos nascerem. E agora eles
estão crescendo, espertos e sadios.
Liloca compreendeu que todas as coisas boas só são conseguidas com calma, com
boa vontade, com paciência...
Desta forma, teremos paz.
E com paz no coração temos mais saúde...
E acendemos mais uma luzinha no “eu-luz”...
6.REFLEXÃO:
Avaliar a compreensão da história, através de perguntas.– Quando Liloca ficava
cheia de manchas vermelhas na pele?– Por que Liloca colheu os repolhinhos antes de crescerem?– Por que Liloca estava tão zangada no ônibus?– Por que Liloca chutou o boliche?– O que Liloca observou na D. Galinha?
Pedir que as crianças, observando as gravuras 2,3 e 4 digam o que Liloca fez de errado e qual seria a ação correta em cada situação. Ressaltar as vantagens da ação correta, e de estarmos sempre em paz para termos boa saúde.
Pedir que as crianças, observando as gravuras 2,3 e 4 digam o que Liloca fez de errado e qual seria a ação correta em cada situação. Ressaltar as vantagens da ação correta, e de estarmos sempre em paz para termos boa saúde.
7.CONCLUSÃO:
Venho ensinar e consolar os pobres deserdados;
venho dizer-lhes que elevem sua resignação ao nível de suas provas; que chorem,
visto que a dor foi consagrada no Jardim das Oliveiras, mas que esperem, pois
os anjos consoladores também virão enxugar suas lágrimas (...)
(...)
Em verdade vos digo: aqueles que carregam seus fardos e que assistem aos seus
irmãos são meus bem-amados; aprendei com a preciosa doutrina que acaba com o
erro das revoltas, e que vos demonstra o objetivo sublime da prova humana (...)
(...)
Bebei na fonte viva do amor, e preparai-vos, cativos da vida, para um dia vos
lançardes, livres e felizes, no seio
daquele que vos criou frágeis, para vos tornar perfectíveis, e deseja que
modeleis, vós mesmos, a vossa própria argila, a fim de serdes os artesãos da
vossa imortalidade.
8. ATIVIDADE:
Caça-palavras –
Crianças 7 a 10 anos
Fantoche da
galinha – crianças menores
Olá, onde consigo esses figuras que você cita na história?
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirEu ainda tenho as minhas limitações com o blogger.
Mais vou tentar adicioná-las aqui na página.
Você pode conseguir pela internet