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CENTRO ESPÍRITA ISMAEL
Estudo Doutrinário Infanto-juvenil
– Crianças 7 a 10 anos
Evangelização Infantil Eurípedes Barsanulfo Estudo: O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. 9 – item 8Módulo V: Caminhando para JesusPlano de aula: 27 - Data: 05/07/2014 |
(...) O lar, no entanto, não pode ser
configurado como a edificação material, capaz de oferecer segurança e paz aos
que aí se resguardam. A casa são a argamassa, os tijolos, a cobertura, os
alicerces e os móveis, enquanto o lar são a renúncia e a dedicação, o silêncio
e o zelo que se permitem àqueles que se vinculam pela eleição afetiva ou
através do impositivo consangüíneo, decorrente da união.
A família, em razão disso, é o grupo de
espíritos normalmente necessitados, desajustados, em compromisso inadiável para
a reparação, graças à contingência reencarnatória. Assim, famílias espirituais
freqüentemente se reúnem na Terra em domicílios físicos diferentes, para as
realizações nobilitantes com que sempre se viram a braços os construtores do
Mundo. Retornam ao mesmo grupo consangüíneo os espíritos afins, a cuja
oportunidade às vezes preferem renunciar, de modo a concederem aos desafetos e
rebeldes do passado o ensejo da necessária evolução, da qual fruirão após as
renúncias às demoradas uniões do Mundo Espiritual...
(Livro: Estudos Espírita – Divaldo P.
Franco -Joana de Angelis )
2. Objetivo:
Orientar o
evangelizando a buscar no respeito e na obediência, a harmonia que a família
precisa para melhorar o relacionamento, sabendo que essas são virtudes
conquistadas e que podemos desenvolvê-las na família.
3.Sensibilização:
Fazer um
cartaz em forma de coração apresentando diversos sentimentos para as crianças.
Pedir que elas colem no cartaz, quais são os sentimentos que devem ser
cultivados na família.
Lance a pergunta para a reflexão do
trabalho.
Quais os
sentimentos que devem estar presentes nos corações das pessoas na família?
(Apresente os seguintes sentimentos:
paciência, amizade, paz, carinho, bom humor, perdão, compreensão, união,
respeito, caridade, amor, tolerância, alegria).
Falar da importância do convívio familiar para estreitar os
laços de família; que juntos daqueles que convivemos iremos percorrer um
determinado caminho juntos para desenvolver os sentimentos sublimados que Jesus
humildemente exemplificou.
4. Desenvolvimento da Aula: “COOPERAÇÃO NO
LAR”
André e Lucas
são amigos inseparáveis, sempre juntos na escola e são da mesma escolinha de
futebol. Porém, André está sempre reclamando de tudo, não obedece. No futebol é
indisciplinado: se comete falta e é advertido, se revolta e até é expulso da
partida.
Era
sexta-feira e como de costume, André chega em casa revoltado, pois seu time
havia perdido o jogo devido sua indisciplina.
Sua mãe como
sempre envolvida com os afazeres domésticos, após um dia de trabalho
profissional fora de casa – diz: Eu pedi para você limpar o quarto e fazer a
lição, antes de ir ao jogo, mas você nada fez. Você pode ir comigo ao
supermercado? Pergunta a mãe de André, que assistia à televisão.
– Agora não, estou muito cansado.
Bem mais tarde
chega seu pai do trabalho, e pergunta como foi seu dia e André começa a
reclamar... Para animá-lo, seu pai pede sua ajuda para organizar o churrasco
que fará amanhã para a família. Porém, André como de costume fala: - Não posso,
pois vou estudar na casa do Lucas. Seu pai sai desanimado e muito triste...
No
sábado, André chega à casa do amigo e observa Lucas polindo o carro de seu pai.
Logo que termina o que estava fazendo, Lucas convida o amigo a entrarem em sua
casa para estudarem e conversarem. André observa a harmonia que reina no Lar do
amigo. Sua mãe está com um ar tranquilo e o recebe com um belo sorriso, e
pergunta a Lucas: - Meu filho, você lavou o quintal? Lucas responde: É claro e
coloquei o lixo lá fora também.
André observa
tudo surpreso... Os meninos estudaram e conversaram. E logo a mãe de Lucas
chama-os para o lanche bem gostoso feito com muito amor... Estava uma delícia.
Mais uma vez André observa o ambiente maravilhoso da casa do amigo e fica
pensando... Poxa! Quando chego em casa está tudo sempre bagunçado e minha mãe
correndo para por tudo nos lugares. Eu nunca ajudo, estou sempre vendo
televisão. Minha mãe sempre triste e cansada, pois tem que arrumar tudo sozinha.
Meu pai chega em casa tarde fazendo hora extra para comprar o material escolar.
E eu nem faço minhas tarefas da escola com dedicação.
André fica
pensando em como gostaria que o ambiente do seu Lar fosse como o de Lucas... E
percebeu que só reina a harmonia e a felicidade num Lar quando todos fazem a
sua parte, cumprindo suas tarefas da melhor forma possível, pensando uns nos
outros e procurando fazer todos felizes.
Na
segunda-feira, André chegou da escola e fez logo suas tarefas com amor, limpou
seu quarto e varreu todo o quintal. Quando sua mãe chegou do trabalho nem
acreditou no que estava vendo: tudo organizado e André todo satisfeito. Seu
time havia ganho o jogo e tinha se saído muito bem nas provas. Deu um beijão em
sua mãe e agradeceu a Deus pela oportunidade de ter um Lar e de ser muito
feliz...
4.1
- Reflexão: Explorar o conteúdo da história através de perguntas:
1) Qual foi a reação do André quando soube que Lucas ajudava em casa?
2) André cumpre com a sua responsabilidade dentro do seu lar? O que falta a ele?
1) Qual foi a reação do André quando soube que Lucas ajudava em casa?
2) André cumpre com a sua responsabilidade dentro do seu lar? O que falta a ele?
3) O que André
observou na casa do Lucas?
4) O que vocês acham que ele fez?
4) O que vocês acham que ele fez?
5. Conclusão:
Devemos despertar a compreensão de que é no lar, junto do grupo
familiar que encontramos a ajuda que necessitamos para nosso crescimento
espiritual.
6. Atividade de fixação
do conteúdo:
Quebra-cabeça – crianças 7/10 anos
“A melhor parte da vida são as amizades”
Abraham Lincoln
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