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CENTRO
ESPÍRITA ISMAEL
Estudo Doutrinário Infanto-juvenil – Berçário à 10 anos
Evangelização Infantil Eurípedes Barsanulfo Estudo: O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. 6 Item 13Módulo I: A CASA ESPÍRITA |
TEMA: ANIVERSÁRIO DE ALLAN KARDEC
1.MENSAGEM
“O Evangelho, que consubstancia as mais
altas normas para a sublimação do espírito, acima de todas as técnicas que
aformoseiam a inteligência, não nasceu nem de ritos, nem de imposições, nem de
etiquetas e nem de culto externo.
A maior mensagem descida dos Céus à Terra, para dignificar a
vida e iluminar o coração surgiu das palavras inesquecíveis de Jesus que
procurava o povo e do povo que procurava Jesus.
Livro: Opinião Espírita – Francisco C.
Xavier – Emmanuel.
2.
OBJETIVOS:
Reconhecer
que o verdadeiro cristão é reconhecido pelas suas atitudes no bem em relação ao
próximo, pelas obras que pratica e pela vivência verdadeira dos ensinamentos de
JESUS.
Constatar
que a missão de Kardec foi abrir caminho ao Espiritismo.
Identificar
as características de Kardec para efetivar a codificação (sua capacidade, sua
missão e esforços empreendidos).
Objetivos específicos:
·
Perceber que a obra espírita é acolhedora
e esclarecedora.
·
Identificar Kardec como o exemplo de
trabalho, solidariedade e tolerância.
·
Constatar que a missão de Kardec foi abrir
caminho ao Espiritismo.
3.
SENSIBILIZAÇÃO:
Introduzir o tema, mostrando aos
alunos uma “chave” e iniciar o diálogo:
- Para que serve uma chave?
- Ela entra em qualquer
fechadura?
- Abre qualquer porta?
- Sentimo-nos mais seguros com a
porta de entrada de nossa casa trancada ou destrancada? Por quê?
Depois da conversa, dizer que a
Doutrina Espírita também tem uma chave que serviu para abrir o caminho.
(entregar as letras misturadas e pedir que sigam a numeração e
acharão essa chave).
·
Essa chave é um homem chamado Allan Kardec.
·
Kardec é considerado o codificador da Doutrina Espírita.
·
Codificação Espírita significa o conjunto de perguntas de Kardec e
respostas da equipe de Espíritos, através do médiuns da época.
·
Vamos ver um pouco da história de Kardec?
Trazer gravura de Kardec.
Destacar que ele utilizou-se de um método científico e
filosófico, através o raciocínio e a lógica para analisar as observações dos
fenômenos ocorridos naquela época, favorecendo assim a pesquisa e o
desenvolvimento de seu trabalho missionário.
Constatar
a importância de Kardec quanto cientista, fazendo um paralelo com as
observações feitas pelas crianças nas salas anteriores, observando que além do
raciocínio e da lógica, o sentimento foi outro ponto importante para a
codificação da Doutrina Espírita.
4. DESENVOLVIMENTO DA AULA: Apresente como se fosse um cinema, com direito a pipoca.
Era uma vez.... Hippolyte Léon
Denizard Rivail
Há
muito tempo atrás... nasceu um menino, no dia 3 de outubro de 1804, num país
chamado França, muito longe daqui, na cidade de Lyon. Recebeu o nome de
Hippolyte Léon Denizard Rivail, nome difícil porque ele era francês.
O
menino cresceu educado, inteligente e bom.
Aos
dez anos de idade seus pais o mandaram para outro país _ a Suíça _ para a
cidade de Yverdun, para aprimorar os seus estudos. Yverdun era um ponto de
reunião para as crianças de várias partes do mundo, pois se tratava da melhor
escola da época. Era a escola da fraternidade, que cuidava para que as crianças
e os jovens se tornassem homens responsáveis e úteis à sociedade.
Rivail
se tornou um grande professor. Quando foi morar na cidade de Paris, capital da
França, passou a ensinar em sua casa, gratuitamente a muitos jovens que não
tinham condições de pagar a escola.
O
professor Rivail, por ter estudado muito, aprendera e falava muitas línguas,
além do francês, sua língua natal.
Por
volta do ano de 1831, se deu um episódio feliz em sua vida. Ele conheceu Amélie
Gabrielle Boudet, com quem se casou um ano mais tarde. Ela também era
professora.
Ele
e a esposa trabalhavam bastante. Entre outros afazeres, ele escrevia livros de
estudo para as escolas. Tomou-se assim, um homem conhecido e respeitado.
Quando
estava com 50 anos de idade, através de um amigo, tomou conhecimento de coisas
estranhas que vinham acontecendo na cidade. Dizia o amigo que, em determinada
reunião que assistira, os objetos se movimentavam e uma mesa chegara a falar.
O
professor Rivail, acostumado ao estudo, à pesquisa, achou aquilo muito estranho
mas, depois do amigo insistir muito, decidiu assistir uma das reuniões.
Ali,
Rivail viu pela primeira vez o fenômeno das mesas que se movimentavam sozinhas.
Objetos diversos como vasos, flores e chapéus se moviam em pleno ar, sem nenhum
apoio.
Logo,
o professor ficou a pensar que, se não eram as pessoas que se encontravam
reunidas, as causadoras daquilo, devia haver uma causa. E se pôs a pesquisar.
Começou a freqüentar, com assiduidade, as reuniões semanais, disposto a
descobrir o que havia por detrás daquilo tudo.
Para
falar com a mesa, havia um método especial. Quando a mesa dava uma batida, com
um dos pés, queria dizer não, duas batidas, sim. Depois se convencionou um
alfabeto com uma batida para a primeira letra do alfabeto, duas para a segunda
e assim por diante. Mais tarde, para apressar o método, alguém ia dizendo as
letras do alfabeto em voz alta e a mesa, com uma batida, assinalava a letra
desejada. Por meio de tais pancadas, podia-se estabelecer uma conversa com a
mesa, obtendo respostas a perguntas.
Foi
assim que, quando Rivail perguntou quem movimentava a mesa, recebeu a resposta:
-
Somos os espíritos.
Na
continuidade do diálogo, através das pancadas, os espíritos informaram que nada
mais eram do que as almas dos homens que já haviam deixado o corpo físico. Não
eram fantasmas. Apenas não possuíam o corpo físico. Haviam morrido, como se diz
vulgarmente.
Ainda
da mesma forma, o professor Rivail ficou sabendo que as pessoas, ao morrerem,
continuam a viver, apenas com outro corpo. E também lhe disseram que ele já
vivera outras vezes e em uma das suas vidas anteriores se chamara Allan Kardec.
Continuando
a fazer perguntas, anotando as respostas, tornando a perguntar, tudo anotando,
comparando, estudando, o professor Rivail reuniu enfim todos os ensinamentos
dados pelos espíritos em um livro: "O Livro dos Espíritos", que
publicou. Como ele era muito conhecido pelos livros que escrevera como
professor, e não desejando colocar o seu nome em uma obra que não lhe
pertencia, pois era o ensino dos espíritos, colocou o nome de "Allan
Kardec", com o qual nós o conhecemos.
Espiritismo
é, pois, a doutrina revelada pelos espíritos e reunida, em forma de livro, por
Allan Kardec.
Allan
Kardec desencarnou no dia 31 de março de 1869.
5. REFLEXÃO:
- Vocês já viram quantas coisas nós
aprendemos com os livros que Allan Kardec escreveu?
-Vocês sabiam que todos os livros
espíritas infantis foram escritos seguindo os ensinamentos que os espíritos
deram a Kardec?
- Posso me considerar um espírita cristão?
6. APLICAÇÃO:
-
O que já
faço como espírita cristão?
7-
CONCLUIR QUE:
O Espiritismo
é o Consolador prometido por Jesus e veio cumprir, nos tempos preditos, o que
Ele anunciou, sendo Allan Kardec o Espírito escolhido por Ele para essa missão
divina.
O Espiritismo
é produto do ensinamento dado pelos espíritos, que são as vozes do céu, sobre
todos os pontos da Terra, e por uma multidão inumerável de intermediários
(médiuns).
8. ATIVIDADE:
Pintar a gravura - 3
a 6 anos
Carta Enigmática - 7 a 10 anos
Ao fazer a
atividade, ir recordando os fatos relacionados às palavras encontradas.
Manuseio dos
livros e leitura dos livros.
“Nascer, Morrer, Renascer ainda e
Progredir sem cessar, tal é a Lei.”
Allan Kardec.
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