quinta-feira, 23 de outubro de 2014

IDÉIA DE DEUS

Tema: IDÉIA DE DEUS

(O Homem sente falta de Deus?)

 1. Mensagem
“Seu amor fecundou o solo do Planeta, e da abundância de seu coração nasceu a luz dos homens.
Sem Ele, tudo era sombra, dor; desespero.
Após Ele, clarificou-se o Mundo em ondas estuantes de grandeza espiritual (...)
Ele apareceu no mundo como a gota cristalina no deserto imenso!
Como a flor singela no prado aberto aos céus!
Como a síntese de um Amor incomparável de um Pai!
Corporificar Seu Amor no nosso ser espiritual, é ressurgir o Mestre em nós, com sua soberana majestade, beleza, intensa luz! (...)”
Renato – psicografia de Maria Cecília Paiva.
Livro: Garimpeiros do Além, p.216 e 217

2. Objetivo:
·         Refletir sobre a Sua Bondade e Seu Amor para todas as suas criaturas;
·         Reconhecer Deus através de suas Obras, observando a grandeza e a harmonia da sua criação;
·         Identificar a presença de Deus em nossa vida: na natureza, nas pessoas e em nós mesmos;
·         Diferenciar leis humanas e leis divinas: caráter transitório e caráter permanente;
·         Reconhecer a paternidade divina: Deus – Nosso Pai, portanto, somos todos irmãos;
·         Reconhecer a oração como meio imediato de nossa comunhão com o Pai Celestial – A oração “Pai Nosso”.

3. Sensibilização: (gravuras de responsabilidade do evangelizador)

Várias figuras representando a criação de Deus, tais como um sol, lua, estrelas, filhotes no ninho e a mamãe alimentando-os, um rio ou uma lagoa, várias flores, animais, pessoas serão mostradas. Cada evangelizando poderá pegar uma figura e comentar um pouco sobre cada uma delas. As figuras serão fixadas em um cartaz previamente preparado com o contorno de um presente. Depois de coladas todas as gravuras, conversar com as crianças, perguntando se elas sabem quem criou tudo aquilo, aguardar a resposta e desenvolver um diálogo sobre o significado da palavra criar e das coisas que Deus criou e nos deu de presente... Falar sobre a importância de tudo que Deus criou.

4. Desenvolvimento da Aula:
ü  Berçário a 6 anos: Contar a história.

Fig. 1: Pedro e Gustavo são amigos. Eles sempre brincam juntos.

Fig. 2: Um dia, eles foram jogar futebol. E aí começou a chover.

Fig. 3: Os meninos ficaram esperando a chuva passar em frente a uma padaria. Gustavo falou:
            - Deus não é bom. Ele traz a chuva para nos castigar porque a gente faz coisa errada.

Fig. 4: Pedro responde:
           - Deus é muito bom, Ele manda a chuva para que as árvores cresçam e deem frutos, para que os rios não sequem, para que possamos viver. Deus é bondoso e tudo o que Ele faz é para o nosso bem.

Fig. 5: A chuva passa. Gustavo olha para cima, e admirado fala:
           - Olha só que arco-íris lindo! Quem criou algo tão maravilhoso assim?

Fig. 6: Antes de mostrar a resposta, perguntar para as crianças: o que vocês acham que Pedro respondeu?

Crianças de 7 a 10 anos: Estudo de casos. Contar, comentar e discutir os seguintes casos.

Caso 1:
Deus existe?
                Em um país distante, lá no Oriente médio, vivia um homem que era ateu, ou seja, não acreditava em Deus.
                Esse homem casou-se com uma mulher muito religiosa, que tinha muita fé em Deus.
                Naquele país, a vontade do homem, chefe da família sempre prevalece, é ele quem manda e todos devem obedecer à vontade dele.
                O casal teve um filho. O homem ordenou à mulher que jamais falasse sobre Deus para o filho.
                E assim, o tempo foi passando, e o menino foi crescendo e se tornando cada vez mais curioso. Um dia, ele estava no jardim com seu pai e perguntou:
                - Papai quem criou as árvores, os animais, o sol e a água?
                E o pai falou:
                - Foi a natureza, meu filho!
                O filho fez outra pergunta:
                - E quem criou a natureza?
                O pai pensou, pensou, pensou, e nada de encontrar resposta à pergunta do filho. Pensou, pensou e pensou novamente. Sem saber o que responder, falou:
                - Meu filho chame a sua mãe que ela poderá responder essa pergunta.
                O que vocês acham que a mãe respondeu?

Caso 2:
Deus cuida de nós?
Chovia torrencialmente. O rio transbordava, as águas invadiam o vilarejo.
Aquele crente, que morava sozinho em confortável vivenda, multiplicou orações, pedindo a assistência do céu.
Em dado momento, ante o avanço da enchente, foi para o telhado, confiante de que Deus o salvaria.
As águas subindo...
Passou um barco recolhendo pessoas ilhadas.
- Não é preciso. Deus me salvará!
As águas subindo...
Passou uma lancha...
- Fiquem tranquilos! Confio em Deus.
As águas subindo...
Passou um helicóptero...
Sem problema! Deus me protegerá.
As águas subiram mais, derrubaram a casa e o homem morreu afogado...
Diante do Criador, na vida eterna, reclamou:
- Oh! Senhor! Confiei em ti e me falhaste!
- Engano seu, meu filho! Mandei um barco, uma lancha e um helicóptero para recolhê-lo!

5. Reflexão:

ü  Como podemos reconhecer a existência de Deus? (através de suas obras, de sua bondade e justiça presente em tudo que Ele faz).


6. Aplicação:

ü  Como podemos nos aproximar de Deus? Através de nossos pensamentos, sentimentos e ações.


7. Atividade decorrente:

ü  3-6 anos: Pintar as coisas que só Deus pode fazer.
ü  7-10 anos: Palavras enigmáticas

8. Conclusão:

Reconhecemos a existência de Deus através de suas obras e nos aproximamos de Deus Pai quando respeitamos a natureza e o nosso próximo.


Letra da Música (em anexo)
Obrigado Senhor pelo dia
Que começa com muita alegria
Obrigado Senhor pelo sol a brilhar
E o perfume das flores no ar
Mesmo que agora eu não seja feliz
Do jeito que eu sempre quis
Eu quero Te agradecer mesmo assim
Pois Tu deves saber o que é bom para mim



   “Não percas a tua preciosa oportunidade de aperfeiçoamento.”
Emmanuel








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