Tema: IDÉIA DE DEUS
(O Homem sente falta de Deus?)
“Seu
amor fecundou o solo do Planeta, e da abundância de seu coração nasceu a luz
dos homens.
Sem
Ele, tudo era sombra, dor; desespero.
Após
Ele, clarificou-se o Mundo em ondas estuantes de grandeza espiritual (...)
Ele
apareceu no mundo como a gota cristalina no deserto imenso!
Como
a flor singela no prado aberto aos céus!
Como
a síntese de um Amor incomparável de um Pai!
Corporificar
Seu Amor no nosso ser espiritual, é ressurgir o Mestre em nós, com sua soberana
majestade, beleza, intensa luz! (...)”
Renato – psicografia de Maria Cecília Paiva.
Livro: Garimpeiros do Além, p.216 e 217
2. Objetivo:
·
Refletir sobre a Sua Bondade e Seu Amor para
todas as suas criaturas;
·
Reconhecer Deus através de suas Obras,
observando a grandeza e a harmonia da sua criação;
·
Identificar a presença de Deus em nossa vida: na
natureza, nas pessoas e em nós mesmos;
·
Diferenciar leis humanas e leis divinas: caráter
transitório e caráter permanente;
·
Reconhecer a paternidade divina: Deus – Nosso
Pai, portanto, somos todos irmãos;
·
Reconhecer a oração como meio imediato de nossa
comunhão com o Pai Celestial – A oração “Pai Nosso”.
3. Sensibilização: (gravuras de responsabilidade do evangelizador)
Várias figuras representando a criação
de Deus, tais como um sol, lua, estrelas, filhotes no ninho e a mamãe
alimentando-os, um rio ou uma lagoa, várias flores, animais, pessoas serão
mostradas. Cada evangelizando poderá pegar uma figura e comentar um pouco sobre
cada uma delas. As figuras serão fixadas em um cartaz previamente preparado com
o contorno de um presente. Depois de coladas todas as gravuras, conversar com
as crianças, perguntando se elas sabem quem criou tudo aquilo, aguardar a
resposta e desenvolver um diálogo sobre o significado da palavra criar e das
coisas que Deus criou e nos deu de presente... Falar sobre a importância de
tudo que Deus criou.
4. Desenvolvimento
da Aula:
ü Berçário a 6 anos: Contar a
história.
Fig.
1: Pedro
e Gustavo são amigos. Eles sempre brincam juntos.
Fig.
2: Um
dia, eles foram jogar futebol. E aí começou a chover.
Fig.
3:
Os meninos ficaram esperando a chuva passar em frente a uma padaria. Gustavo
falou:
- Deus não é bom. Ele traz a chuva
para nos castigar porque a gente faz coisa errada.
Fig.
4: Pedro
responde:
- Deus é muito bom, Ele manda a
chuva para que as árvores cresçam e deem frutos, para que os rios não sequem,
para que possamos viver. Deus é bondoso e tudo o que Ele faz é para o nosso
bem.
Fig.
5:
A chuva passa. Gustavo olha para cima, e admirado fala:
- Olha só que arco-íris lindo! Quem
criou algo tão maravilhoso assim?
Fig.
6:
Antes de mostrar a resposta, perguntar para as crianças: o que vocês acham que
Pedro respondeu?
Crianças de 7
a 10 anos:
Estudo de casos. Contar, comentar e discutir os seguintes casos.
Caso
1:
Deus
existe?
Em
um país distante, lá no Oriente médio, vivia um homem que era ateu, ou seja,
não acreditava em Deus.
Esse
homem casou-se com uma mulher muito religiosa, que tinha muita fé em Deus.
Naquele
país, a vontade do homem, chefe da família sempre prevalece, é ele quem manda e
todos devem obedecer à vontade dele.
O
casal teve um filho. O homem ordenou à mulher que jamais falasse sobre Deus
para o filho.
E
assim, o tempo foi passando, e o menino foi crescendo e se tornando cada vez
mais curioso. Um dia, ele estava no jardim com seu pai e perguntou:
-
Papai quem criou as árvores, os animais, o sol e a água?
E
o pai falou:
-
Foi a natureza, meu filho!
O
filho fez outra pergunta:
-
E quem criou a natureza?
O
pai pensou, pensou, pensou, e nada de encontrar resposta à pergunta do filho.
Pensou, pensou e pensou novamente. Sem saber o que responder, falou:
-
Meu filho chame a sua mãe que ela poderá responder essa pergunta.
O
que vocês acham que a mãe respondeu?
Caso
2:
Deus cuida de nós?
Chovia torrencialmente. O rio transbordava,
as águas invadiam o vilarejo.
Aquele crente, que morava sozinho em
confortável vivenda, multiplicou orações, pedindo a assistência do céu.
Em dado momento, ante o avanço da
enchente, foi para o telhado, confiante de que Deus o salvaria.
As águas subindo...
Passou um barco recolhendo pessoas
ilhadas.
- Não é preciso. Deus me salvará!
As águas subindo...
Passou uma lancha...
- Fiquem tranquilos! Confio em Deus.
As águas subindo...
Passou um helicóptero...
Sem problema! Deus me protegerá.
As águas subiram mais, derrubaram a
casa e o homem morreu afogado...
Diante do Criador, na vida eterna,
reclamou:
- Oh! Senhor! Confiei em ti e me
falhaste!
- Engano seu, meu filho! Mandei um
barco, uma lancha e um helicóptero para recolhê-lo!
5. Reflexão:
ü Como podemos
reconhecer a existência de Deus? (através de suas obras, de sua bondade e
justiça presente em tudo que Ele faz).
6. Aplicação:
ü Como podemos
nos aproximar de Deus? Através de nossos pensamentos, sentimentos e ações.
7. Atividade
decorrente:
ü 3-6 anos: Pintar as coisas que só Deus pode
fazer.
ü 7-10 anos: Palavras enigmáticas
8. Conclusão:
Reconhecemos a existência de Deus
através de suas obras e nos aproximamos de Deus Pai quando respeitamos a
natureza e o nosso próximo.
Letra
da Música (em anexo)
Obrigado
Senhor pelo dia
Que
começa com muita alegria
Obrigado
Senhor pelo sol a brilhar
E
o perfume das flores no ar
Mesmo
que agora eu não seja feliz
Do
jeito que eu sempre quis
Eu
quero Te agradecer mesmo assim
Pois
Tu deves saber o que é bom para mim
“Não
percas a tua preciosa oportunidade de aperfeiçoamento.”
Emmanuel
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