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CENTRO ESPÍRITA
ISMAEL
Estudo Doutrinário
Infanto-juvenil – Berçário à 10 anos
Evangelização Infantil Eurípedes BarsanulfoEstudo: O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap 20 item 5 Módulo II: A Criação Plano de aula: 09 - Data: 01/03/2014 |
TEMA: JESUS E A BOA NOVA
1.MENSAGEM:
“E
eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador para que fique convosco para
sempre.” - Jesus (João, 14:16).
“Na
condição daquele Consolador prometido por Jesus à Humanidade o Espiritismo, sem
dúvida, atingirá todas as consciências.
(…)
Nesse sentido, recordemos os primórdios da Codificação Kardequiana. Preocupado
com o mesmo assunto, Allan Kardec formulou a Questão nº 798, de O Livro dos
Espíritos, a qual os seus instrutores espirituais, solícitos, responderam:
“Certamente
que o Espiritismo se tornará crença geral e marcará nova era na história da
Humanidade, porque está na natureza e chegou o tempo em que ocupará lugar entre
os conhecimentos humanos(...)”
Certifiquemo-nos,
pois, de que, na difusão dos princípios espíritas, estamos todos em luta do bem
para a extinção do mal e de que ninguém alcançará a suspirada vitória sem a
vontade de aprender e a disposição de trabalhar.”
(Emmanuel
– psicografia de Francisco Cândido
Xavier.
Livro:
Segue-me – lição: Na Difusão do Espiritismo)
2. OBJETIVO:
Perceber que somos convidados a participar
do processo de transformação da Humanidade; e cada um de nós somos os
trabalhadores da última hora.
3. SENSIBILIZAÇÃO: Em anexo.
Apresentar ao grupo familiar duas gravuras:
2. Uma pessoa orando (anexo 2).
Indagar: O que é mais importante: o
trabalho ou a oração?
Ouvir as respostas e levá-los a concluir
que ambos são importantes; e que precisamos buscar o ponto de equilíbrio: nem
contemplação eterna, nem só trabalho.
Comentar que na vida de Jesus há uma
passagem ilustrando muito bem essa diferença.
4. ESTUDO: A
Necessidade Real
Em
um pequeno povoado da Judéia, viviam duas lindas moças. A casa em que moravam
era modesta, mas muito limpa e arrumada. A mais nova delas era tranquila e
gostava de sentar-se em lugares afastados, em contato com a Natureza. (1) Lá,
ela ficava pensando nos ensinamentos que ouvia dos entendidos da Lei de Moisés,
principalmente aqueles que falavam de Deus e dos seus mandamentos.
A
irmã mais velha não aceitava essa atitude da outra e reclamava que ela era
preguiçosa e não ajudava nos afazeres domésticos. (2)
E assim passava-se o tempo, sem alterações na vidinha das duas
que, apesar das diferenças de temperamento, eram muito amigas.
Um belo dia, receberam uma visita que as encheu de alegria,
pois o visitante era Jesus.
Desde que chegara, o Mestre, todas as tardes, sentava-se na
salinha humilde da casa das moças e
falava das belezas do Reino de Deus, da sua bondade e dos seus ensinamentos.
Maria bebia as suas palavras; Marta, no entanto (3), sempre muito ocupada,
raramente ouvia e, um dia, meio zangada, dirigiu-se a Jesus, assim:
-
Senhor,
faz com que minha irmã venha ajudar-me nos arranjos da casa. Aconselha-a em
nome de Deus!
Jesus dirigiu o olhar sereno para a jovem e respondeu:
-
Marta,
Marta...tu te preocupas com tanta coisa, mas não sabes perceber o que é melhor;
fica sabendo que Maria escolheu a melhor parte. (4)
(Aula Celeste – psicografia de Corina
Novelino, cap.12
Livro: Escuta, meu Filho... (adaptação).
5. ENTENDENDO A HISTORIA:
1) O que era mais importante para
Marta?
2) O que era mais importante para
Maria?
3) E para você?
6.
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO:
Crianças – 3/6 anos – cole o barbante e pinte
Crianças – 7/10anos - Caça-palavras
7.CONCLUIR
QUE:
Todos
somos trabalhadores da última hora na Seara de Jesus, que possamos ser fiéis na
grande obra de regeneração pelo Espiritismo.
“Em regra geral todos somos portadores
de
graves deficiências íntimas, necessitadas de retificação.”
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